Obra de Beneficiação da ETA de Alcantarilha
Edifício de Flotação
Espessador Gravítico
Edifício do Floculante
E.E. de Água Recuperada
Localização: Alcantarilha, Silves
Área: 8424m2
Ano: 2021
Tipo: Beneficiação
Descrição
sdafasdfdas
sdafasdfas
asdfasdfas
A Águas do Algarve, S.A. levou a efeito uma intervenção de reforço da capacidade de tratamento da ETA de Alcantarilha, cuja empreitada foi adjudicada ao consórcio composto pelas empresas Tecnorém, S.A. e Acciona Água, S.A., por 4,6 milhões de euros.
Esta operação teve como objetivo a beneficiação do processo de tratamento da ETA de Alcantarilha, dotando esta instalação das infraestruturas indispensáveis para assegurar um aumento da capacidade de tratamento na ordem dos 60%, traduzindo-se num incremento de 1200L/s, superando a atual restrição de 1800L/s, por forma a atingir o valor de Projeto 3000L/s. Outro objetivo foi de garantir o abastecimento de água à região do Algarve “através da adaptação do processo de tratamento da ETA de Alcantarilha às características da origem de água disponível, e ao crescente volume de água requerida no Barlavento Algarvio.
Sendo a maior Estação de tratamento de água do Algarve, a ETA de Alcantarilha trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate, abastecendo uma população equivalente de 620.000 habitantes. Devido ao carácter flutuante da população a servir, a ETA é constituída por três linhas de tratamento em paralelo, por forma a responder às necessidades de abastecimento de água em época alta, altura em que a população triplica.
A água tratada nesta ETA destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste e Norte), Silves e Vila do Bispo, podendo se necessário, através da Estação Elevatória Reversível, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.
Resumidamente, a empreitada contemplou a execução dos seguintes trabalhos:
· Construção do novo edifício de flotação;
· Construção do edifício do floculante;
Construção de um espessador gravítico;
· Construção de uma nova estação elevatória de água recuperada;
· Remodelação do distribuidor de caudais;
· Reconversão dos decantadores convencionais em decantadores lamelares, equipados com pontes raspadoras.