ETA de Alcantarilha - Algarve

Um investimento de mais de 4 milhões de euros.

Obra de Beneficiação da ETA de Alcantarilha

Edifício de Flotação

Espessador Gravítico

Edifício do Floculante

E.E. de Água Recuperada

Localização: Alcantarilha, Silves

Área: 8424m

Ano: Em execução

Tipo: Beneficiação

Descrição

As Águas do Algarve, S.A. levou a efeito uma intervenção de reforço da capacidade de tratamento da ETA de Alcantarilha, cuja empreitada foi adjudicada ao consórcio composto pelas empresas Tecnorém, S.A. e Acciona Água, S.A., por 4,6 milhões de euros.

Esta operação teve como objetivo a beneficiação do processo de tratamento da ETA de Alcantarilha, dotando esta instalação das infraestruturas indispensáveis para assegurar um aumento da capacidade de tratamento na ordem dos 60%, traduzindo-se num incremento de 1200L/s, superando a atual restrição de 1800L/s, por forma a atingir o valor de Projeto 3000L/s. Outro objetivo foi de garantir o abastecimento de água à região do Algarve “através da adaptação do processo de tratamento da ETA de Alcantarilha às características da origem de água disponível, e ao crescente volume de água requerida no Barlavento Algarvio.

Sendo a maior Estação de tratamento de água do Algarve, a ETA de Alcantarilha trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate, abastecendo uma população equivalente de 620.000 habitantes. Devido ao carácter flutuante da população a servir, a ETA é constituída por três linhas de tratamento em paralelo, por forma a responder às necessidades de abastecimento de água em época alta, altura em que a população triplica.

A água tratada nesta ETA destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé (Oeste e Norte), Silves e Vila do Bispo, podendo se necessário, através da Estação Elevatória Reversível, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.

 

Resumidamente, a empreitada contemplou a execução dos seguintes trabalhos:

 

·         Construção do novo edifício de flotação;

·         Construção do edifício do floculante.

·         Construção de um espessador gravítico;

·         Construção de uma nova estação elevatória de água recuperada;

·         Remodelação do distribuidor de caudais;

·         Reconversão dos decantadores convencionais em decantadores lamelares, equipados com pontes raspadoras;

Contactos

geral@tecnorem.pt
(+351) 249 540 480

Estrada Nacional 113, Moinho da Areia, 2490-444 Ourém

Informamos que dispomos de livro de reclamações online

Contactos
© 2020 TecnoremDeveloped with CORS Digital