Obra de Conservação e Remodelação das Instalações do Supremo Tribunal de Justiça
Piso 0
Entrada Nobre
Salão Nobre
Zona circulação
Localização: Praça do Comércio, Lisboa
Ano: 2021
Área de Intervenção: 6200m2
Tipo: Requalificação e Reabilitação
Projeto: VCA Arquitectos
Descrição
O edifício do Supremo Tribunal de Justiça, integrado na ala nascente do topo norte da Praça do Comércio, em Lisboa, sofreu uma intervenção, cujo objetivo programático apontou para a distribuição espaço-funcional tendo em conta a ampliação das áreas afetas aos serviços.
As soluções de organização espacial, de circulação e de articulação entre pisos teve como base a preservação dos conceitos e linguagem formal do edifício pombalino de caraterísticas nobres, numa ótica de valorização patrimonial e adequação funcional dos espaços. Para o efeito foram salvaguardadas as valências e testemunhos de maior relevância do edificado existente.
O processo das obras implementadas, teve a uma remodelação profunda nas áreas do piso térreo e da sobreloja, e a intervenção média ou ligeira, em diversas áreas dos pisos dois, três e quatro.
Intervenção
Lajedo de pedra descoberto na escavação
Muralha Fernandina (séc. XIV)
Cruzes de Santo André ou Gaiola Pombalina
Assoalhamento e reforço estrutural - Laje da sobreloja
As opções arquitetónicas assumidas como referência conceptual no projeto assentaram na utilização das regras construtivas do modelo pombalino e na sua geometria original para, simultaneamente, ser promovida a espacialidade regular dos pisos inferiores (piso térreo e piso 1/sobreloja) e a inerente reorganização funcional dos serviços a instalar. Esta opção arquitetónica utiliza intencionalmente a recuperação da linguagem formal decorrente dos processos construtivos originais.