Supremo Tribunal da Justiça

Obra de Conservação e Remodelação das Instalações do Supremo Tribunal de Justiça

Piso 0

Entrada Nobre

Salão Nobre

Zona circulação

Localização: Praça do Comércio, Lisboa

Ano: 2021

Área de Intervenção: 6200m2

Tipo: Requalificação e Reabilitação

Projeto: VCA Arquitectos

Descrição

O edifício do Supremo Tribunal de Justiça, integrado na ala nascente do topo norte da Praça do Comércio, em Lisboa, sofreu uma intervenção, cujo objetivo programático apontou para a distribuição espaço-funcional tendo em conta a ampliação das áreas afetas aos serviços.

As soluções de organização espacial, de circulação e de articulação entre pisos teve como base a preservação dos conceitos e linguagem formal do edifício pombalino de caraterísticas nobres, numa ótica de valorização patrimonial e adequação funcional dos espaços. Para o efeito foram salvaguardadas as valências e testemunhos de maior relevância do edificado existente.

O processo das obras implementadas, teve a uma remodelação profunda nas áreas do piso térreo e da sobreloja, e a intervenção média ou ligeira, em diversas áreas dos pisos dois, três e quatro.

Intervenção

Lajedo de pedra descoberto na escavação

Muralha Fernandina (séc. XIV)

Cruzes de Santo André ou Gaiola Pombalina

Assoalhamento e reforço estrutural - Laje da sobreloja

As opções arquitetónicas assumidas como referência conceptual no projeto assentaram na utilização das regras construtivas do modelo pombalino e na sua geometria original para, simultaneamente, ser promovida a espacialidade regular dos pisos inferiores (piso térreo e piso 1/sobreloja) e a inerente reorganização funcional dos serviços a instalar. Esta opção arquitetónica utiliza intencionalmente a recuperação da linguagem formal decorrente dos processos construtivos originais.

Video de Acompanhamento dos Trabalhos

Galeria

01

05

02

06

03

07

04

08

Vídeo de Apresentação

Contactos

geral@tecnorem.pt
(+351) 249 540 480

Estrada Nacional 113, Moinho da Areia, 2490-444 Ourém

Informamos que dispomos de livro de reclamações online

Contactos
© 2021 TecnoremDeveloped with CORS Digital